RECENTES

Quem é Weirdman?

Nasci aqui, em São Paulo, e moro aqui desde então. Vocês me conhecem mais como Weirdman pelos desenhos e séries que publiquei no DOWNMAiS FOR YOU, meu site que mantenho ativo desde os meus 14 anos de idade. E se alguns de vocês estão aqui, mas não sabem de onde toda essa coisa de DE5 começou, sente-se que lá vem a história...

O meu primeiro blog, que mais costumo chamar de site, começou lá pro final de 2009, quando eu adquiri o meu Positivo All In One. Naquele tempo, eu perdia meu tempo livre no MSN e no Orkut, conversando com garotas que nunca me deram bola. Comecei a entrar numa época que fiquei conhecendo gente do mundo todo no tempo que jogava Re-Volt online pelo RV House, e foi daí que conheci pessoas de outros lugares que pediam que eu desse uma força nos blogs pessoais deles. Coisa que eu sempre fazia de coração. :3

Foi o tempo também que eu me interessava em jogar e jogar no PC, e nada além de jogar. Nisso, eu visitava sites e mais sites de jogos, tais como: o extinto Sarcófago - Jogos Antigos; Gameswin.org e muitos outros. Na maioria dos sites que entrava, sempre me deparava com os malditos protetores de link, Ad.fly ou pop-ups que piscavam na minha tela, o que me deixava bastante puto da vida. Pegando a minha revolta com sites que são inacessíveis por muita propaganda, resolvi fazer um site que não causasse a mesma revolta que eu tive com estes que visitava, mas parecia que naquele tempo eu não me preocupava em ser um site qualquer, comparado a fama dos que eu visitei um dia. No início do ano de 2010, enquanto passava a madrugada jogando XIII - Thirteen com bots e gravando o game pelo Fraps, resolvi de vez fazer um site. Após jogar no Google "faser um site grates" (eu escrevia assim mesmo), conheci o Blogger. Criei a minha conta e, sem saber nada sobre o que eu tava fazendo, lancei um blog com o nome de "Piroutudo Downloads". Lancei e não publiquei nada nos dias daquele ano.

Enquanto eu usava o Ares pra bater papo nas salas eróticas, eu também entrava para baixar jogos. Foi então que conheci The Sims, que posteriormente acabou sendo a primeira ideia de postagem. Comecei a fuçar no Blogger e comecei a escrever, tudo errado, a minha postagem com o link do 4Shared na sala de informática da minha antiga escola. O primeiro site de hospedagem de arquivos que conheci.

Conforme o passar dos dias, me fissurei pelo Blogger e fui fazendo mais postagens depois de chegar da escola. Era demais. Mesmo não sabendo nada, comecei aprender a arte do CTRL + C e CTRL + V no período de quase um ano, com, na maioria do tempo, o conteúdo do Baixaki. Foi então que passei o nome de "Piroutudo Downloads" para "Downmais", apesar do link ainda ser piroutudobyneko13anos.blogspot.com. Quando descobri como mudar o link, foi então que mudei para downmais.blogspot.com.

Depois de quase um ano e mais de 100 postagens feitas, faltava uma coisa: que o meu blog, digo, site fosse ao público. Depois de ver uma tutorial no YouTube, finalmente lancei meu site. Conforme eu postava, mais eu pesquisava o mesmo no Google para saber se finalmente ele estava lá, nada aparecia. Isso durou por mais de 1 ano.

Após saber um pouco sobre o Blogger, sobre o HTML básico para se mexer por lá, descobri os sites de redirecionamento de links de vários sites de hospedagem como o extinto FilesTube. Eu não conhecia o FT naquele ano, mas lembro muito bem de estar sentado na sala, procurando por pacotes de modelos para o FPS Creator, no tempo que eu metia a besta de fazer um jogo, em sites ao estilo FilesTube. Enquanto descia para encontrar mais pacotes novos (e de graça), vi alguns repetidos que eram iguais aos que postei no Downmais. Após olhar o link fonte do arquivo, lá estava o downmais.blogspot.com na descrição, o que me fez automaticamente pesquisar ele no Google. Chorei de emoção naquele domingo ao ver que finalmente o Downmais estava no ar.

Conforme o blog, digo, site ficava crescendo aos poucos, comecei a conhecer mais sites de hospedagens de arquivos. O meu maior erro foi ter usado o MediaFire. O site estava na época do Megaupload, onde o mesmo seria derrubado pelo FBI anos mais tarde. Por sorte, não tinha conhecido o serviço bem, o que me fez upar poucos arquivos. O foco tinha se voltado ao MediaFire, que é um ótimo serviço. E tudo ocorreu bem naquele ano de 2011: meu blog foi anunciado, ele estava ficando popular... Nada poderia dar errado em 2012. Mas foi aí que a merda aconteceu.

No início de 2012, acordei numa manhã de férias com meu Gmail piscando com várias mensagens do MediaFire, dizendo que violei as regras e que toda a minha conta foi suspensa. O mesmo aconteceu com mais duas contas, totalizando 3 com 150 GB de arquivos hospedados nos últimos 2 anos. Tudo se foi, simples assim. Não tive nada para fazer, além de me desconcertar e ver tudo o que construí, se desmoronar na minha frente. Eu ainda tinha o 4Shared, mas ele começou a bloquear a opção de compartilhamento de arquivos, o que me restou o Megaupload, que foi fechado pelo FBI em 29 de janeiro daquele ano. O resto do que eu tinha acabou de vez. Não tive escolha, a não ser fechar o Downmais que tinha batido a meta dos 100,000 visualizadores. Foi então que maio o Downmais fechou as portas.

Depois de terminar o que eu fiz em dois anos com apenas uns cliques, passei os dias jogando bola, me divertindo como poderia, apesar de que eu estava num tempo que não saia mais de casa para brincar, contei para uns amigos que tinha divulgado o site no início de tudo. Eles ficaram sem entender por ser uma coisa que eu sabia bem e que me diferenciava dos demais sites. Como o Blogger dá um período de 3 meses para evitar a exclusão total do blog, fiquei pensando com cautela na volta, mas que seria uma perda de tempo se eu confiasse em sites de hospedagens de novo. Botei tudo a perder e cancelei a exclusão do blog em julho do mesmo ano.

Voltei com duas publicações: uma sobre o Megaupload e o novo e possível serviço; e uma sobre a minha volta, e a reformulação geral do site, começando com o "Downmais for You", novo nome do blog, que mais tarde se estilizou no hoje conhecido "DOWNMAiS FOR YOU", e novo link. Todas as mais de 200 postagens foram excluídas e então comecei tudo do zero. Um a um e com mais calma desta vez.

No ano de 2010, passei a ter conhecimento sobre os grupos warez, grupos de hackers que roubavam jogos antes de seus lançamentos oficiais nas lojas. -- Muitos de vocês, mesmo que não conheçam, já devem ter visto seu PS1 ter uma tela inicial com cheats assim...






...ou viu essa rena, girando na sua tela do Dreamcast para você colocar seu jogo pirata...


então ele era um jogo roubado por um grupo warez. -- Foi nessa onda conhecimento que resolvi inventar um grupo "warez", o MATiSO. Fora que este também foi meu nick em CrossFire, com o meu primeiro apelido, BlAcKbElT, abreviado por BKT, dando então *BKT_MATiSO* (até hoje essa conta existe na database deles). Sim, seus maliciosos, fui zuado muito no jogo por essa sigla que parece uma coisa sexual. Haha! Muito engraçado. A primeira release meu foi o jogo MySims. Que na verdade era de outro grupo warez, o TinyISO. Os meses se passaram e o MATiSO era uma merda. Fora que tive medo do meu desfecho ser como na Operação Buckhammer em 2005, onde cinco grupos warez foram detidos. Quem sobreviveu e ainda está vivo na cena warez é a FLT (Fairlight). Fechei um grupo de um homem só para formar outro grupo de um homem só, mas este fez coisas mais promissoras e de ótima qualidade. Vocês sabem muito bem que falo das releases da DOWNMAiS FOR YOU que estão firmes e fortes desde 2013.

2013 era o ano que eu comecei a gostar de Hora de Aventura. Não um fã, mas um cara que gostou do que viu, só. Comecei a ver pelo Cartoon Network, mas não sabia que estavam na reta final da 4ª temporada, coisa que comecei a acompanhar no RedeCanais.TV. Quando me deparei que os novos episódios vinham com um site original de onde eles roubaram, um tal de Bonitopia.blogspot.com. Foi assim que conheci o Bonitopia.

Eu era do tipo participativo do blog. Não perdia nenhuma postagem que o dono fazia, e principalmente, nenhum episódio inédito. Meu primeiro comentário que mandei foi como eu conheci o blog, foi daí que dias depois o dono, de nome Nikolas Heradon, respondeu dizendo "Sim, sim. Eles copiaram de mim e nem sequer me deram créditos". 

Certa vez, Nikolas publicou que precisasse de alguém para gravar os episódios na segunda pelo fato dele estudar a noite. Após eu ler aquele pedido, esperei aquela segunda chegar com o episódio "Jake, o Pai", usei o meu HyperCam 3 e então gravei o episódio. Anexei e mandei para o email do Nikolas. No dia seguinte, o episódio estava lá com uma surpresa no fim do mesmo: "Obrigado, Vinicius Neves por mandar o áudio para que eu postasse o episódio tão rápido! XD". Fiquei completamente emocionado ao ler, o que tornou pra mim uma rotina incansável naquele ano.

Este ano foi o tempo que conheci o dono do Cartoon Download BR, Vinicius Oliveira. Na prática, a minha rotina era bem assim:

Segunda:

Gravar episódio de Hora de Aventura
Anexar
Mandar para Nikolas e Vinicius

Todas as vezes que via as minhas colaborações pra ambos os sites, os visitantes agradeciam os apostadores, principalmente no Bonitopia que reverenciavam o Nikolas. Se eu dissesse que eu não ficava chateado por não ter um pingo de reconhecimento e agradecimento pelos visitantes, eu estaria sendo um hipócrita. Mas não ligava ou levava para o lado pessoal. Toda ajuda que forneci ao Pachimino e ao Vinny foi porque eu adorava ajudar ambos a crescerem com seus blogs, assim como eu estava na época. E isso era algo que me satisfazia e me fazia bem.

O Bonitopia estava na caça ao episódio "A Masmorra do Papai" aquele ano. Quando descobri, me preparei naquela tarde de quarta e gravei o episódio. Para minha surpresa ao escrever o email, Nikolas estava online pelo extinto GTalk. Eu e Nikolas viramos amigos naquele dia. Realmente, nunca conversei tanto naquele tempo como conversei com ele. Minha rotina de segunda era minha vida apesar de nunca ser reconhecido por ajudar ninguém, mas a rotina de segunda mudou bastante aquele ano: meu avós haviam falecido no mesmo ano junto com um antigo amigo meu que morreu durante uma cirurgia no hospital. Foi um peso emocional grande pelo tanto que amava eles, mas continuei fazendo a minha rotina e fingindo que tudo estava tranquilo e favorável sem alguém saber destas coisas. Aliás, ninguém se importa porque não é do seus avós e amigo que estou falando. 2013 passava bem devagar, talvez pela primeira e profunda depressão que passei durante uns meses. O tempo passava bem devagar depois que a série entrou em hiatos, fazendo do meu tempo livre ser ocupado por horas e horas deitado na cama dos meus pais enquanto eles trabalhavam e a minha depressão continuava a mesma.

2014 chegou e as coisas ficavam mais pesadas, talvez por ser meu último ano da escola e estar focado em sair de lá a qualquer custo, com a chance de tentar esquecer todo os 9 anos de bulling que passei por lá, fora que nunca tive um amigo que permaneceu comigo na faixa de 2 anos ou mais, em exceção ao Jhonatan, ou a morte do meu tio que tinha de superar ou a quase separação dos meus pais. Na metade do ano, Nikolas estava se desgastando muito com o Bonitopia pelas conversas que tivemos. Uma coisa irônica disso é que quando você quer fazer algo que gosta, mas quer manter seu anonimato ou ficar no sossego, fica inútil pois sempre haverá alguém que quer conhecer o cara por detrás da obra, alguém que vai exigir demais, alguém que vai te xingar sem motivo e principalmente, alguém que copia o conteúdo do seu árduo trabalho e publica no blog ou site do mesmo e não dá crédito algum pelo que o real dono fez, o que dá a impressão para os visitantes dele é que o dono deste tal blog foi quem trouxe, o cara que teve seu árduo trabalho. Arte do CTRL + C e CTRL + V, lembram? E no caso do Bonitopia, foram mais de 10 sites pelo que eu costumava ver em primeira mão. Foi um dos motivos pelo qual eu acreditava que o Nikolas tinha planos pra sair de cena por inteiro, apesar de que ele dizia que era porque ele não desejava ser famoso, mas que continuasse publicando seu conteúdo, sem ser conhecido por todos.

Meses mais tarde, o Bonitopia estava se desatualizando muito. Naquele ano vários sites que postavam os episódios de Hora de Aventura estavam surgindo, então havia uma competição de quem era mais atualizado que quem. Foi então que eu entrei nessa jogada e me ofereci para ajudar o Nikolas com a entrega dos episódios. Foi então que tive o meu primeiro contato com o encode. Lembro bem do primeiro episódio, o "O Grande Homem Pássaro", que editei com o Windows Movie Maker. Foi uma merda, mas mandei mesmo assim. 

Fiquei esperando por mais de 3 horas o episódio ser renderizado no meu computador de guerra, enquanto Nikolas ficava impaciente pra saber que horas o episódio chegava. Finalmente, lá pras 02:30 da manhã, o episódio renderizou e upou no Drive. Acordei para ir á escola naquela terça seguinte, apesar de estar cansadinho, para postar o episódio na sala de informática da escola. Horas mais tarde, olhei os comentários do pessoal que criticou bastante a sincronização e lembro de alguns me xingando e querendo o Nikolas pra postar, fiquei agradecido com o Nikolas após comentar em maneirarem comigo por eu ser novo, coisa que a maioria entendeu e me deram até algumas dicas pra melhorar. Foi a primeira experiência no ramo que no final foi ruim, mas depois foi boa.

Uns tempos depois daquele desastroso encode, pensei em melhorar o que eu queria fazer, mas não sabia como começar. Após ver sites como a extinta CyborgPsychon serem bons no que fazem e na qualidade que fazem, senti que começava a pegar minhas referências para fazer algo mais bonito e caprichado. Foi daí que comecei a fazer tudo com o Camtasia Studio. Eu já fazia tutoriais pro YouTube naquele tempo com o programa, mas não sabia as outras funções que ele oferecia. Foi no "mexe que mexe" que aprendi, e posteriormente fazer as primeiras releases do DOWNMAiS FOR YOU na parte séries. Em pouco tempo, comecei a fazer as coisas com mais capricho e dedicação, coisa que os visitantes de lá gostaram bastante. Foi então que tive uma ideia em fazer uma aliança entre o Bonitopia, CartoonDBR e o DOWNMAiS FOR YOU, coisa que não deu muito certo.

Mais ou menos pro mês de abril, recebi um Gmail do Nikolas, dizendo que daqui há algumas semanas ele fecharia o Bonitopia, o que me deixou bastante triste com a notícia. Ele me ofereceu uma ajuda: fazer um blog de desenhos com um domínio que ele já tinha, o de5enharia.blogspot.com. Nesse tempo fazia 1 mês que abandonei o CN - Cartoons Nostálgicos, um blog com a mesma temática. Foi então que o de5enharia começava a se desenvolver.

Em 2015, bem pro mês de fevereiro, comecei a ter planos do primeiro aniversário do blog, que começou muito bem em poucos meses. Em 5 de março, recebi um comentário no de5enharia pela Isabella Paixão perguntando se haveria um torrent da primeira temporada, foi de comentário em cima de comentário que ela se oferece para me ajudar. Vocês a conhecem mais como IsaUniverse.

Citei com ela sobre o plano de aniversário em junho. O meu plano era o seguinte: eu ia inventar uma desculpa de que eu entraria em hiatos para resolver meus problemas pessoais na vida real. Foi a pior coisa que eu pude inventar porque esse problema fictício se tornou real mais tarde: meu primo cometeu suicídio pela madrugada de 10 de março, enforcado no próprio quarto com pescoço e pulsos marcados. Me lembro de tê-lo visto na igreja no domingo (8). No fim do culto, apertei sua mão e o abracei bem forte com um sorriso no meu rosto ao ver ele lá. Alguma coisa me fez o abraçar assim como se fosse a última vez que o abraçaria na vida. Me lembro de ter ficado feliz por ele ao ouvir que ele estava partindo, que queria mudar de vida. Só não imaginei que ele partiria, para sempre. Me lembro bem dos detalhes: eu na sala, jogando Just Dance 2014 sozinho após um blackout de mais de 16 horas no meu antigo bairro. Escutei um grito na rua e saio correndo pra saber o que é quando me deparo com a minha prima chorando sem parar enquanto eu tentava entender o que tava acontecendo. Estava garoando naquela manhã cinza. A mentira que fiz para pegar os visitantes de surpresa se contra-atacou em mim e não quis dizer ou citar nada, eu tinha de continuar com o plano sem ninguém, nem mesmo a Isa saber o que estava acontecendo. Eu estava por um fio em excluir o blog sem deixar avisos, o que deixariam muitos visitantes putos e me xingariam, sem saber que perdi um familiar querido.

22 de junho, aniversário meu e do blog, estava chegando e fiquei feliz por finalmente este dia ter chegado apesar da grande saudade que sentia, e sinto até hoje, dele. Não comemorei meu aniversário, mas passei algumas horas respondendo mensagens de parabéns no meu Facebook pessoal e no blog. Mudamos tudo no blog, graças a Isa.

Em setembro do mesmo ano, parei por completo em postar por estar passando por um tempo de depressão fortíssimo por conta da saudade que tive do meu primo, o que me fez sentir que já estava na hora de todos os meus amigos saberem que por conta de 9 anos de bulling, alguns anos de abuso sexual envolvendo um quase estrupo, alguns de vítima de violência física, de preconceito social e alguns cortes que fiz no meu braço e pernas, me tornei um depressivo anti-social assumido, o que pegou, todos que leram, de surpresa. Lembro bem da minha mãe chorar e meu pai me ameaçar se eu não passasse meu login e senha para eles apagarem tudo que eu escrevi disto. Enquanto o pessoal que visitava o de5enharia, provavelmente, estava impaciente com a falta de postagens, eu estava tentando convencer meus pais que eu não queria um psicólogo pra, na certa, me receitar anti-depressivos e dizer todos os dias que eu estou bem e que parei de me mutilar. Enquanto eu tinha a Isa e o Sky, eu pensei estar bem, quando eles também tinham seus problemas pessoais, o que fizeram eles a não postar nada aqui também. Mais ou menos em outubro ou novembro, recebi algumas mensagens do WhatsApp da Isa, justificando a sua falta e sua saída do time. Posteriormente, Sky fez o mesmo. Fiquei sozinho, mais uma vez.

Desde que fundei o DOWNMAiS FOR YOU, o meu foco principal sempre foi e será publicar coisas que pessoas acham, só que pagas ou com propagandas demais pra encher o saco. Não mudou com o de5enharia. Jamais quero fazer algo extravagante ou exagerado, aliás, gosto do simples. Talvez seja por isso que os dois são bem vistos e recomendados. Talvez essa seja a minha fórmula para um blog dar certo.

E afinal, por quê Weirdman? Talvez porque eu goste de ser chamado de estranho, ou talvez porque eu me considere estranho. Isso é uma coisa que ninguém vai saber. Ninguém precisa. Afinal, o que interessa no final das contas são os episódios que vocês esperam chegar aqui, certo?


Agradecimentos:

Integrantes e ex-DOWNMAiS FOR YOU
Happy
Torrent.Suplier
Caroline
Pachimino
VinnyOliveira
WhiteSpy
Ryh
Canjicass
Israel
Run_Black
IsaUniverse
Sky
ExPLORE
ex-Cyborg Psychon
Interspace
Cidadela Brasil
iTunesMAXHD
ex-Bonitopia
Brasil TOONS
TocaToon
Noitosfera Fansub
O Incrível Mundo de Gumball BR
JUST CN
Animação XYZ
Super Animes
InSUBS
ARTSubs
Manual do Enquirídio
 
© 2017 [de5enharia]. Todos os direitos reservados. [de5enharia] é um blog/site subsidário da Família DOWNMAiS, de Vinicius "Weirdman" Neves. OddThemes.