RECENTES

9 Anos de YouTube Poop Brasil: Uma Breve História (de alguém que conheceu o gênero há mais de dois anos atrás)

Seu Madruga Will Go On, vídeo de 2013 considerado uma obra-prima do Movie Video (MV) do brasileiro Mestre3224.

AVISANDO QUE: A matéria que você vai ler abaixo se trata de experiências pessoais no assunto, acrescentando algumas fontes. Se eu citei alguma coisa errada, me corrijam! Obrigado.

Há alguns anos atrás, mais ou menos pra metade de 2014, um amigo me mostrou um vídeo do desenho Pica-Pau totalmente estranho: nele, havia vozes de outras pessoas, algumas edições e algumas frases engraçadas que já ouvi na TV. Tudo num vídeo só, o título era "YTPBR - Por Amor a Um Pau". Nunca chorei tanto de rir com aquele vídeo esquisito. Bastou só aquele vídeo para eu querer perguntar pra ele "que merda era essa que eu acabei de ver?", ele então me responde que isso é o YouTube Poop Brasil. Eu fiquei tentando saber o porquê das pessoas verem uma coisa daquelas que era lotada de palavrões, explosões e coisas sem sentido. Afinal de contas, o que é YouTube Poop?

CAPÍTULO #1: "Uma introdução bem joojada"

YouTube Poop (Piece Of Other Piece, Pedaço de outro pedaço se traduzido) parece ter surgido na década de 2000, bem antes da existência do próprio YouTube. Na virada do século, o canal Nerderlands 3, nos últimos 5 minutos para o milênio, exibiu então um relógio de contagem regressiva. Quando ele chegou ao 0, os betamax que gravaram o relógio naquele instante, presenciaram a "maior piada (ou susto)" para a chegada do novo ano: a tela do relógio se apaga, e então a Nederlands 3 entra em tela de manutenção com distorções visuais e sonoras. Ao fundo, se escutam vozes do narrador do relógio dizendo que então chegou o milênio, mas então volta para a distorção até chegar numa senhora de idade, que após o som ao fundo de uma mulher dizendo "ação!", mandando uma talvez mensagem próspera de ano novo, com uma pergunta que foi a única coisa que consegui traduzir, que foi "O que vem por aí?". Alguns dizem que foi uma interrupção do canal Al Jazeera, enquanto outros dizem ser o primeiro poop da história na televisão.


Já outros, até mesmo alguns brasileiros, dizem que os primeiros sinais de colabs (colagens de vídeos, muito frequente nos poops) veio pelo AKA Cartoon Network (ou AKA Cult Toons), bloco experimental que surgiu no Cartoon Network do Reino Unido no ano de 1999. Ao que se sabe, ele durou apenas um ano, conseguindo uma ou duas temporadas. O bloco era uma mistura de colabs dos desenhos originais do Cartoon Network com trechos de filmes e séries. Alguns tinham remixes de desenhos da Hanna Barbera.




CAPÍTULO #2:
"Uma história de um bunda-mole chamado sua mãe"

Em 2006, ano de lançamento da nova televisão na internet [YouTube], segundo o que muitos dizem, -- como a história de quem voou primeiro -- o primeiro poop surgiu nos Estados Unidos em 22 de setembro de 2004 por David Ehrman e Sean Rouche (parece que os dois tinham o apelido de SuperYoshi), poopeando o desenho Super Mario Bros. 3. O vídeo fez um grande sucesso na época, sendo até considerado um viral no YouTube americano.


No Brasil, digamos que ele teve início em 2003, já tínhamos o nosso poop televisivo de domingo, o Pânico na TV, sim. Não sei se o programa deu certa referência ao que vejo hoje, mas você que via o Pânico na RedeTV!, vai me dizer que nunca repetiu a frase "Ronaldo!" do Zina? Ou quem sabe o "Pedala, Robinho!" do Carlinhos Mendigo? Essas frases, e muitas outras que eu e você repetimos muito, tiveram suas falas usadas para fazer humor. Há alguns fatos que posso levar em conta da referência: As descrições dos entrevistados (ex. Nome do entrevistado é o Romero Britto, a descrição abaixo era humorada, tipo "Guarapari, Búzios é a minha arte!"); as frases famosas que colocavam pra trocar o que o entrevistado disse, ou se não, era o vídeo da frase mesmo; ou quando eles gravavam uma dança tosca ou gesto bem estranho de alguém avulso e ficava revertendo sem parar. Pode ser que eu até esteja viajando, mas vai me dizer que isso não era verdade?

Pra outros, -- que é o caso do Wikia do YouTube Poop BR, mas eu tirei informações mais úteis no vídeo do tecraudio -- o Poop brasileiro chegou em setembro de 2006 com usuários que eu nem conheço como ZePequeno15, 4000GrausKelvin, Teletubbiepoop, supererco, OkamiMaster e alguns outros que provavelmente não estão mais em ativa. No ano seguinte, os poopers brasileiros então pararam de usar muito dos memes americanos e começaram a usar os brasileiros. Hoje, é muito comum você ver uma enorme lista de poops de Chaves, Pica-Pau, Turma da Mônica e por aí vai com diversos memes brasileiros. Como o YouTube já tinha um reconhecimento considerável no Brasil, muitos arquivos antigos que foram gravados da TV, como o tombo do Sílvio Santos acompanhado de um "Oi!", a Xuxa falando pra Cláudia (que na verdade é Érica) sentar lá, Ednaldo Pereira, Inês Brasil, Z-Maguinho do Piauí, João Gordo brigando com o Dado Dolabela... enfim, muitos arquivos que viraram memes na boca do povo brasileiro acabariam sendo usados como as denominadas sources.

Em 2010, a comunidade de poopers então passou a ficar maior, tendo nomes VixPoop, Mestre3224, Ryuuzakii666, omgx789, JoltJolteon, TiagoAngelelli, Medazzahoohamatt e DavidDavidssonJS, e o "polêmico" tecraudio com o poop "Vitinho o Pequeno Miserável", que fazia poop de um desenho cristão, o Midinho, o Pequeno Missionário da Igreja Universal.

Lançado originalmente em 26 de setembro de 2011, Seu Madruga Will Go On acabou se tornando o vídeo mais bem sucedido do Mestre3224, sendo um viral pelos absurdos efeitos visuais no Sony Vegas 9, ao som de "My Skateboard Will Go On", da banda americana Tamaguchi. O vídeo repercutiu de forma tão grande que chegou a ser matéria no site Ñ.intendo e Sedentário & Imperativo, também sido tweetado pela própria banda, ganhando até uma matéria no Desciclopédia. Vale citar que em maio do mesmo ano surgiu o MV Bloomin' JooJ, que criou até então a frase "jooj" de Chaves ser presente nos poops atuais.


Em 2012, Mestre apagou todas suas contas do YouTube, com a intenção inicial de voltar a ser o superhappykungfuguy, seu nick antigo na cena. Muitos chegaram a se identificar com ele pelos vídeos MV de Chaves de outro usuário, pela semelhança da técnica, coisa que ele negava direto. A única conta que sobrou com o nome de Mestre3224 foi no seu Twitter pessoal. Após excluir a conta sem dar motivos ou explicações, muitos usuários e talvez fãs se perguntavam onde ele estava. Foi daí que surgiram rumores de que ele havia entrado em depressão e se suicidado. Em abril no mesmo ano, ele criou uma conta com superhappykungfuguy de identificação, porém, com o nome do canal de Mestre3224, mas ele deixou declarado no canal:

"Não tenho mais nada a ver com YTP, não estou mais fazendo YTP e não estou fazendo YTP em outro canal. Minha ideia agora é fazer outras coisas, mas se isso não te interessa e você estava aqui só pelos poops, sinta-se livre para tirar sua inscrição." - Descrição do canal do Mestre3224

Mestre ganhou ouro prêmio Golden Dawn (Madruga) -- premiação que homenageava os melhores poopers brasileiros -- de Revelação do Ano e de Melhor YTPMVBR.

Em 2013 surge então poopers bastantes conhecidos como o Bomber Pooper e Lucaszanguizal, famoso pela frase "Meu último vídeo não foi muito bom, tive muitas críticas...", e muitos outros que surgem a cada dia, graças aos das gerações passadas.

RELEMBRE: Uma entrevista entrevistosa com o Mestre3224 no blog Ainda estou Aqui:

Caz: Mestre 3224, é muito bom saber que ainda está vivo. Como foi, do seu ponto de vista, toda essa confusão do seu suposto suicídio e o seu retorno pro youtube meses depois? 

Mestre3224: Ok, história do suicídio, do jogo de poker, etc, eu achei engraçado. Só isso. (risos)
Pelo que eu entendi, os boatos nasceram/começaram basicamente, porque eu sumi sem aviso, jogando no lixo um canal cheio de números. Ou seja, pra eles deve ser difícil aceitar que o cara simplesmente deletou o canal... "Ele só pode ter se matado"(risos), ou então, "Pra ter deletado aquele canal cheio de views, o cara só pode ser depressivo".
Mas confusão, se é que houve alguma, eu simplesmente ignoro.  

Caz: Responda apenas se quiser: Por que você excluiu seu canal? Existe a possibilidade de reupar todas os poops do antigo canal no seu novo? (principalmente os que não foram upados pelo lostpoops)

Mestre3224: Bom, antes de deletar, eu já tinha abandonado o canal hà meses. A caixa de mensagem tava cheia... a ideia era deletar o canal e voltar "no mesmo dia" como "superhappykungfuguy", só pros mais chegados, poopers. Mas a reação do pessoal foi negativa, então resolvi sumir. Tinha gente até me xingando e tal.

Depois de um mês, eu achei melhor aparecer como Mestre3224 mesmo, por causa do MV do jornalismoquebrado [pooper]. Muita gente achou que era meu, então sei lá... O mv dele é legal, mas eu não faria algo daquele jeito. Tem detalhes ali que eu ficaria dias concertando até ficar bonitinho. Tem muito perito em MV's no Brasil agora e com certeza eles sabem que não fui eu que fiz aquele. 

Caz: Quais poopers você conhece pessoalmente?

Mestre3224: Nenhum. Eu tenho amizades mais próximas. Tem o Vix, o ryuuzakii666, a Ninapoop, o Guilhox, iCoderG... mas a gente se conhece só pela internet mesmo. Eu converso com todos os poopers na medida do possível. A gente se fala pelo Twitter às vezes. O fato de eu ser mais velho deve atrapalhar um pouquinho. E eles devem achar que eu sou doido também.

Caz: Quer revelar pequenas coisas sobre sua vida por traz do "Mestre3224"? Qual sua profissão, por exemplo?

Mestre3224: Eu acho legal anonimato. Sério. Com certeza, algum dia, se precisar, eu vou me apresentar de alguma forma, mas isso tá longe de ser agora. Mas eu sou comum. Aliás, todos os poopers são pessoas comuns. Quero dizer, gente que vai pra escola, trabalha... Só que ao invés de postar vídeos dançando funk no YouTube, a gente posta poop.

Caz: O que vale mais... um quilo de tomates ou um quilo de cebolas?

Mestre3224: Sarney.

Caz: Seu Madruga Will Go On fez um sucesso assustador no YouTube, sendo considerado um dos melhores YTMVBR, alcançando ainda aqueles que nem sabiam o que é um poop. Você acredita na sua superioridade como um pooper, apesar de não ter sido um pioneiro?

Mestre3224: Não, não... Assim, YTP pra mim, serviu para ocupar uma parte do meu cérebro, que era preenchida antes pelas brincadeiras de criança. Ficar velho inclui "parar com brincadeiras", e eu não acho legal a ideia de parar de brincar.
Eu respeito quem analisa YTP num ponto de vista mais técnico, mas não me meto com isso. Na época em que eu comecei, quando um pooper postava um vídeo bem trabalhado, isso era comemorado e todos celebravam aquilo. Hoje em dia, cresceu muito o número de poopers. Cada um compensa suas faltas da forma que pode. Por exemplo, eu antigamente não sabia bem bolar piadas em poop, então compensava com efeitos visuais e montagens. Ultimamente, surgiu um novo gênero de pooper, que compensa suas faltas com "discurso". Alguns nem fazem poop, mas sempre dizem o que pensam sobre os mesmos, e isso ecoa como se fosse um vídeo postado. 

Mas enfim, eu reconheço que tive sorte, e que meus vídeos tiveram acessos, etc, isso foi muito legal; mas, superioridade é um sonho. Todo mundo sonha em ser superior em alguma coisa. E eu não tenho sonhos. 

Caz: Qual é seu YTMVBR e YTPBR favoritos? Qual seu pooper favorito?

Mestre3224: Tantos MV's/poops bonitos e diferentes, não dá pra falar um só. Meus YTPMVBR's favoritos são Chaves é céu alto, NORBERTO™ (é classico), Light Yagami canta vitória antes da hora, Can't Let You Do That, Kira, todos os Madrugamen do Wenderinf, Mv's de Seu Madruga, sources clássicas... É o que eu gosto.

Agora, poop... tem um monte. Sério. Eu absorvo tudo mesmo então não dá pra ignorar um ou outro. Mas um que me fez rir muito, de verdade, foi o vigario rodovilante. É uma obra prima! Tem um que se chama YouTube Poop Áudio BR - VAMOS A TÓQUIO? ( Seu Madrogas usa druga ). Meu Deus, eu ri muito. Todos do pedroavanzi. Sério, todos os poops dele, e por aí vai. 

Pooper favorito também são vários! Cada pooper faz parte de um período e tem uma importância diferente. Então é meio vago falar um só... Mas a sequência certa é essa: Guilhox, Pedro Avanzi, 4000GrausKelvin, Assuntosimportantes, Vixpoop, Wenderinf, isasapiens, chinelin, etc... Esses foram os que mais me impressionaram, mas sem dúvida, eu gosto de todos os poopers. Não há motivo pra deixar de assistir um filler que seja.

Caz: Você acredita que os poops vão durar por muito tempo ainda? Na minha opinião é um das melhores formas de humor.

Mestre3224: Vão durar enquanto houver justamente o humor. Hoje, a maioria dos poops contém piadas internas. As piadas internas são uma característica, e não um defeito pra mim. Toda manifestação cultural tem seus mistérios, e eles ajudam a pegar o público pela curiosidade, de saber do que se trata aquilo. A própria mídia faz isso. Sempre tem quem seja contra esse tipo de piada, mas no fim das contas, elas ajudam a criar uma identidade nossa. Mas, mesmo reconhecendo a importância das piadas internas, o ideal pra mim é ter habilidade em usar uma linguagem universal também. Se a coisa ficar só nas internas, vai acabar como a rádio AM. 

Caz: Algo que todos querem saber, e poucos sabem: Sobre o seu avatar.

Mestre3224: Então, eu jogo muitos jogos de luta... Esse avatar surgiu de um jogo chamado Guilty Gear. O nome dela é "A.B.A". É um personagem ruim. Sério.
Esteticamente ela é uma gracinha (eu acho), mais os comandos dela são um inferno! E eu tenho mania de aprender a jogar com esses personagens ruins pra fazer média (risos)Acabou que eu fui ler a história dela e me identifiquei com a personalidade, com as coisas que ela passou e o que ela virou depois. Então comecei a usar como avatar e ficou. 

Caz: Quais são seus planejamentos para o novo canal... e como e por que decidiu voltar.

Mestre3224: Eu decidi voltar primeiramente pra avisar que Seu Madruga AirBrushed não fui eu que fiz! Era só pra isso mesmo, mas acabei ficando ali. (risos)
Eu não conto os meus planos porque gosto de fazer surpresa. Meus vídeos sempre aparecem em um dia random, sem aviso, porque eu demoro pra fazer. Isso porque eu faço várias outras coisas. Mas eu vou continuar normalmente, postando um vídeo aqui e ali. YouTube Poop é muito divertido pra "parar".

YouTube Poop Brasil. 9 anos de joojs, pingas, e de peles!

Pelo que eu consegui entender, ele começou em 17 de setembro de 2006. Me corrijam se eu estiver errado.

TOP POOPS E MVS QUE EU CURTI (E CITEI) EM ORDEM ANUAL:

HEYYEYAAEYAAAEYAEYAA, de ProtoOfSnagem (2010)



Bloomin' JooJ, de St_Matt (2011)


Seu Madruga Will Go On, do Mestre3224 (2011)



Super Pepperoni, do Mestre3224 (????) -- PS: Foi deste poop que surgiu a frase "Agora e Eroga" ("Agora", lido ao contrário)


Uma Gracinha Chamada Sua Mãe, de okratosefoda (2011)


JooJ Anal Nacional, de PoopsBudistas (2012)




NADADENADADENADADENADADENADADENADADENADADENADADE SEU MADRUGA, de HoorayforFakes e raphaelgoulart (2012)



EU, A EU E AS EU, de Vaga Hora (2013)



Por Amor a Um Pau, de Leminur (2013)



Muitas Coisas Falham no Baseball, de Bomber Pooper (2014)



Chaves é Cavaleiro Gay e Luta contra PC Siqueira, de Bomber Pooper (2015)



Oi, Meu Chapa, de Wesley Pires (2015)



Bosta!, de Wesley Pires (2015)



Sampley de guitarra - Chaves, de Capivara Macabra (2016)



FONTES: heitor6920 / tecraudio / Wikia - YouTube Poop Brasil

Compartilhe:

 
© 2014-2016 [de5enharia]. Todos os direitos reservados. [de5enharia] é um blog/site subsidário da Família DOWNMAiS, de Vinicius "Weirdman" Neves. OddThemes.