RECENTES

Por onde andam os encoders/ripadores da internet? (PARTE 2)

Ripado da TV foi talvez os primeiros blogs de ripadores da década atual. Ele foi fechado em 2014.

Dando continuidade a matéria, -- e agradecendo pelo Zicaman por compartilhar a matéria no Facebook -- serei um tanto intimista: nesta parte em diante, vou passar a entrevistar encoders/ripadores da década atual e da antiga, com uma surpresa: um possível primeiro episódio de podcast com a staff do fórum TV Rip-Br Team (RoxRio, AlucardTeppes, Fudeba e Zicaman), em breve. Então, bora continuar.

PARTE ESPECIAL:
ENTREVISTA COM HAPPY, DO CIDADELA BRASIL

Israel Estevan, mais conhecido como Happy, é dono do blog mais bem sucedido em menos de 1 ano, o Cidadela Brasil no qual sou parceiro desde o inicio. Ele foi a primeira pessoa na qual quis uma entrevista para falar um pouco sobre os ripadores e encoders da era antiga. Antes de começar, quero agradecer pelo tempo e a entrevista que ele me deu. Valeu brother!

Weirdman: O que te fez virar encoder e dono de um dos blogs mais bem sucedidos da área?

Happy: O que me fez virar encoder foi o Steven Universo - Episódios [uma página do Facebook]. E o meu site [Cidadela] não sabia, naquela época, como encodar e nem gravar. Eu acreditava que era necessário um sistema a cabo HD para poder gravar e naquele tempo eu não me sentia bem apenas copiando arquivos de outros sites. Muitos episódios de Steven Universo eu pagava no [de5enharia], e um dia eu procurei você e perguntei como você fazia para gravá-los. E hoje estou aqui.

Weirdman: Você tem alguma referência de encoder nos seus trabalhos?

Happy: Com certeza (risos). Você, Weirdman.


Weirdman: Qual sua opinião sobre os ripadores e encoders mais antigos que estão em atividade até hoje?

Happy: Os ripadores e encoders antigos são basicamente os fodas. Um pessoal aí de sites como o Mega Filmes HD, por exemplo, devem muito a eles. Mas como opinião pessoal, as que eu vi tinham uma qualidade péssima, realmente. Em muitos animes antigos dublados que eu via, o áudio e vídeo, em muitas vezes, ficava sem sincronia e isso era muito irritante e chato. Mas também tinha ripadores e encoders que faziam um ótimo trabalho.

E os caras são fodas. Acho super incrível que depois de tanto tempo eles continuam na ativa, mesmo com a concorrência e a questão de qualidade agora.


Weirdman: Você se vê encodando daqui há 15 anos?

Happy: Sim, eu me vejo fazendo o que mais gosto daqui há 15 anos.


Weirdman: Qual encode você mais curte ou curtiu fazer?

Happy: O encode que mais gostei de fazer foi o meu primeiro (risos), o "Ataque de Mármore" [episódio 1x44 de Steven Universo]. Ele me deu aquele gostinho de que eu podia fazer mais e foi aí que eu investi no Cidadela.


Weirdman: O que encode significa pra você?

Happy: Pra mim é paixão. Eu me sinto bem fazendo isso.  E o reconhecimento é o que todos nós [encoders e ripadores] queremos, acredito eu.


Weirdman: Tem algum ripador antigo que você mais admira?

Happy: Você, Weirdman (risos). Tá na ativa há muito tempo, é ruim que vai sair agora. Você e o [de5enharia] foram a inspiração para criar o Cidadela, além de ser mais um site.


Weirdman: O que você sente quando elogiam ou agradecem pelo que você faz?

Happy:  É claro que é felicidade e paz pro coração. Ver alguém agradecendo por algo que foi demorado e, ás vezes, difícil pra encodar é mágico, cara.


Weirdman: E para terminar, gostaria de deixar um recado para quem está lendo esta entrevista?

Happy: Sim. Aí, cara, dê valor aos encoders que gastam bastante tempo deles fazendo algo que ajuda a ver o que você mais gosta, ou gostaria de ver na internet, que são programas dublados na nossa língua. Seja em séries, desenhos ou filmes. Os canais que postam desenhos no YouTube quase que 95% pegam em sites de encoders e não dão qualquer tipo de crédito. Então não tenha preguiça de procuras os seus episódios na internet, e correr pro YouTube onde você acha tudo mais fácil e rápido. 


Weirdman: Muito obrigado pelas palavras, Happy. É um prazer enorme ver você fazendo parte desta matéria dedicativa aos encoders/ripadores. 

Happy: Obrigado pela oportunidade de participar da sua entrevista, cara. E que o pessoal possa reconhecer mais o trabalho de ser um encoder ou ripador.


PARTE 3:
CYBORG PSYCHON (ATUAL BRASIL TOONS)
E
RIPADO DA TV

Cyborg Psychon

AVISO: Não consegui contatar os donos dos blogs citados. Tudo o que você vai ler, são experiências próprias que tive em 2013, quando comecei a entrar nos encodes. Se alguém tiver informações extras, ou algo que eu falei errado, por favor, me mandem um email para eu corrigir o erro. Obrigado.

Conforme os anos se passavam, a concorrência na área das ripagens e, principalmente, nos encodes começava a ficar maior. Acredito que tudo começou a ficar mais competitivo após o fechamento do TV Rip-BR. Mas ainda, era raro encontrar sites que se preocupassem com a qualidade, coisa que o fórum tirava de letra. Era um tempo também de falta de originalidade: muitos sites que se mantinham, era porquê copiava conteúdo. Coisa que eu fazia inicialmente. Foi bem nesse tempo que surgiu a Cyborg Psychon 2011, sendo uma das poucas naquela época a criar postagens, e não copiar e colar elas. Eu não sei muito bem quantas pessoas trabalhavam como uploaders por lá, mas eu acreditava que eram mais de 10 com tanta postagem feita num dia só. Criado por Diego-Sama, o site se manteve neste nome por mais ou menos 3 anos, sendo algumas das postagens, encodes originais do próprio. Alguns já chegaram a conhecer o Hora de Aventura em altíssima qualidade, legenda nas censuras, num tamanho de arquivo absurdo de 60 ou 50 MB que ele trazia. Foi um dos poucos da época que tinham um padrão de qualidade muito bom. Diego também era conhecido por encodar a série de desenhos Ben 10 e muitos outros da Cartoon Network.

Arquivo do dia 26 de dezembro de 2014 do site.
Em 3 de junho de 2014, foi então anunciado o Brasil Toons, este então que passaria a ser dedicado somente aos projetos de Diego.

Arquivo de maio de 2016 do site.
Desde a Cyborg Psychon, Diego já tinha problemas em postar pela falta de tempo que tinha por causa da faculdade -- isso ele postava direto, pedindo desculpas pelos atrasos. Mesmo assim, ele se esforçava para continuar postando. No Brasil Toons, sua última postagem foi em 2 de outubro de 2015, pedindo desculpas por não trazer novos episódios e que ficaria mais uma semana fora por causa das provas da faculdade. O Brasil Toons acabou tendo seu domínio fechado por falta de verificação de email dele. Até então, não se houve mais notícias ou o que ele fez depois do Brasil Toons.

RIPADO DA TV

O Ripado da TV conquistou um certo reconhecimento durante o tempo de 2013 e 2014. Criado por Rogério Ruts (ou Rogério_ruts, nas ripagens) e Ritcher Belmont, o blog era como o Cyborg Psychon, porém, lançava ripagens ao invés de encodes. A ripagem mais conhecida do blog foi o de Apenas um Show, feito pelo Rogério. O blog não durou mais que dois anos no ar, deixando apenas uma última postagem de Titio Avô no dia 23 de novembro de 2014. O blog saiu do ar em 2016 por motivos não relatados. Rogério Ruts, foi o único que cheguei a saber durante aquele ano que ripava, enquanto os que conheci (e os blogs também), encodavam.

PARTE 3
(EM BREVE)

Compartilhe:

 
© 2017 [de5enharia]. Todos os direitos reservados. [de5enharia] é um blog/site subsidário da Família DOWNMAiS, de Vinicius "Weirdman" Neves. OddThemes.